A constatação é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que cita também que a produção de carne aumentou 62,8% na última década, com mais de 1,3 bilhão de quilos sendo produzidos apenas no ano passado.
– Esses números mostram uma década de mudanças positivas tanto na pecuária, como na economia do estado, uma vez que a bovinocultura de corte, na estimativa deste ano, representará sozinha mais de 20% do valor bruto da produção agropecuária (VBP) – diz o Imea.
Mato Grosso continuou como maior produtor de carne bovina do país no ano passado, com 1,32 bilhão de quilos de carcaça. O estado representou 17,3% de toda a produção nacional. No caso da exportação, ficou apenas atrás de São Paulo.
– Ou seja, mesmo produzindo a maior parcela da carne, não obteve o mesmo desempenho na comercialização externa, um fator que explica esse número é que, segundo a Secex [Secretaria de Comércio Exterior], Mato Grosso vem registrando em sua totalidade de exportação apenas carne in natura, o que evidencia a existência de mercados importadores de carne industrializada ainda não explorados pelo estado – diz o Imea.