Neloristas de Minas Gerais mostram a força da pecuária no norte do Estado

Leilão Lendas do Lago reúne criadores de todo o Brasil e movimenta R$ 661 milA irregularidade das chuvas e o clima quente, típico da região norte de Minas Gerais, não é problema para os pecuaristas e agricultores de Janaúba, há 550 quilômetros de Belo Horizonte.

? É na hora da adversidade que encontramos alternativas para crescer ? explicou o vice-presidente do Sindicato Rural do município, José Aparecido Mendes.

Também por isso, organizar a terceira edição do Leilão Lendas do Lago, em plena crise mundial, não foi um problema.

? Disponibilizar material genético de ponta é sempre um desafio, independente das incertezas econômicas ? completou Mendes.

Prenhezes de acasalamentos confirmados e inéditos, bezerras de pista e doadoras com impecável capacidade produtiva e beleza racial deram um show de genética na pista de remates da 28ª Expojanauba, na última quinta, dia 4, e movimentaram R$ 661 mil. A média geral dos 21 lotes totalizou 30,8 mil.

Convidada especial do pregão, a Rima Agropecuária, de Ricardo e Bruno Vicintim, levou para o plantel, em sociedade com AC Agromercantil, o lote mais cobiçado da noite. Quastar FIV Belmont, lote extra-catálogo que entrou de última hora no leilão, foi valorizada em 164 mil. A oferta inicial era de 50% da fêmea, mas a Rima escolheu dobrar o lance ? de 4,1 mil para 8,2 mil – e arrematou a novilha de um ano e quatro meses. Campeã de pista (em Janaúba e Curvelo 2009), Quastar seguiu com prenhez positiva do touro Atanu FIV do Brumado.