Liquidez aumenta negociações de arroz no mercado gaúcho

Renovação de estoque de pequenas e médias empresas com a necessidade do produtor fazer caixa movimentou mercado na última semanaO mercado de arroz apresentou ligeira movimentação no Rio Grande do Sul. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), enquanto em algumas regiões é a presença compradora que dinamiza o mercado, na maioria, o interesse vendedor que eleva a liquidez. 

Fonte: Divulgação/Pixabay

Do lado comprador, indústrias de maior porte estão retraídas, sinalizando estar abastecidas, tanto para o curto quanto para o médio prazo. Porém, pequenas e médias empresas estão mais ativas, renovando seus estoques.

Do lado vendedor, também houve maior presença e interesse de vendas. Produtores consultados pelo Cepea parecem estar mais interessados em efetuar a venda de arroz, no intuito de gerar fluxo de caixa para pagamento de despesas da safra 2014/2015.

• Sicredi parcelará custeio 2014/2015 de arrozeiros gaúchos

Segundo o Cepea, há aqueles que, inclusive, estão efetuando aquisições de alguns insumos para a temporada 2015/2016, o que também motiva a venda da casca. De 28 de abril a 5 de maio, o Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% grãos inteiros) do arroz em casca teve ligeira queda de 0,8%, fechando a R$ 35,36/sc de 50 kg.