Receita no mercado interno da Marfrig cresce 14%

Exportações têm pequena elevação e sobem 1%A receita líquida da Marfrig no mercado interno brasileiro atingiu R$ 1,066 bilhão no primeiro trimestre de 2015, crescimento de 14% na comparação com o mesmo período de 2014. Já as exportações a partir do Brasil geraram receita de R$ 717 milhões, aumento de 1% na mesma base de comparação.

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Sobre o mercado brasileiro, a companhia destacou que o resultado é explicado por um aumento de 13% no preço médio da carne in natura combinado a uma expansão de 4% nas vendas em volume. Já em processados, houve alta de 37% de preço médio, parcialmente compensados por queda de 34% nas vendas em volume.

Já as exportações, afirmou a companhia, foram afetadas pelo “fraco desempenho econômico global” e por questões institucionais enfrentadas pela Rússia e pela Venezuela, grandes importadores da carne bovina brasileira. O volume exportado recuou 7% na comparação anual e houve queda de 10% no preço médio em dólares americanos.

A companhia destacou, porém, que a Marfrig Beef Brasil conseguiu aumentar sua participação de mercado nas exportações de carne in natura e destaca que a queda no volume exportado pela empresa foi menor do que os 24% de retração do mercado no período.

De acordo com a empresa, o market share em volume aumentou 3 pontos porcentuais ante o primeiro trimestre de 2014, chegando em 19,7%. Em valores, o share subiu 1,3 ponto porcentual, para 18,8%, afirmou a empresa.

Desempenho

A Marfrig Global Foods registrou fluxo de caixa livre negativo de R$ 88 milhões no primeiro trimestre de 2015, conforme relatório de resultados divulgado na manhã desta sexta-feira, 8. Em igual período do ano passado, o fluxo de caixa livre era positivo em R$ 16 milhões.

Em comentário, a Marfrig destacou que o resultado foi impactado principalmente pela conta de fornecedores, que reduziu em R$ 108 milhões o capital de giro e contribuiu para o aumento temporário do ciclo de caixa em 5 dias.

Apesar do resultado, a companhia afirmou que continua focada na entrega da meta (guidance) de R$ 100 milhões a R$ 200 milhões de geração de fluxo de caixa livre este ano.

Alavancagem

O índice de alavancagem (dívida líquida sobre Ebitda) da Marfrig ficou em 6,20 vezes, ante 4,98 vezes no quarto trimestre de 2014. A companhia afirmou que o indicador subiu “exclusivamente em função do efeito não caixa da variação cambial ao final do trimestre, onde o dólar de fechamento ficou em R$ 3,21 em comparação com o R$ 2,66 ao final do último trimestre de 2014, um variação de 21%, que impacta a dívida líquida”.