Exportações de carne in natura sobem levemente em maio

Mas vendas de carne bovina ainda estão fracasAs exportações brasileiras de carne de frango e de bovino in natura tiveram aumento no mês de maio, tanto na relação com abril deste ano quanto comparado com o mesmo período de 2014.

Fonte: Divulgação/ Cidasc

As vendas de frango in natura estão indo bem neste começo do mês, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Nos primeiros cinco dias úteis do mês, a média diária embarcada do produto foi de 15,5 mil toneladas, 3,1% mais que a média registrada em abril último.

• Leia: Surto de gripe aviária nos EUA atinge Nebraska

Na comparação com maio de 2014, quando foram exportadas 15,0 mil toneladas diariamente, o acréscimo foi de 3,6%. O preço pago pela tonelada do produto foi de US$1.682,60.

Bovino

As exportações brasileiras de carne bovina in natura totalizaram 23,72 mil toneladas na primeira semana de maio, uma média de 4,74 mil toneladas por dia, de acordo com o Mdic.

• Veja também: Queda da relação de troca inibe negociações

A média diária está 13,7% maior em relação a abril último, quando foram vendidas 4,17 mil toneladas por dia. Já em relação ao volume médio embarcado por dia em maio do ano passado, a quantidade está 3,3% menor.

Embora as exportações venham melhorando de janeiro para cá, os patamares do primeiro quadrimestre deste ano ainda são menores que os de igual período do ano passado.