A mudança ocorre após a deflagração da Operação Semilla, que desmontou um esquema de favorecimento a agroindústrias dentro da Superintendência do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul. O antigo superintendente, Francisco Signor, um servidor de carreira, uma ex-funcionária comissionada e o marido são investigados pela Polícia Federal.
Signor foi exonerado na última quinta, dia 14. O segundo da hierarquia era o médico veterinário José Euclides Vieira Severo, que dá lugar a Roberto Schroeder no comando da Superintendência.
Schroeder é médico veterinário pela Faculdade de Veterinária da Ufrgs, mestre em Ciências Veterinárias (Ufrgs) e em Desenvolvimento Rural Internacional pela The Royal Agricultural College, a instituição mais antiga de ensino superior em ciências agrárias do Reino Unido.
No Ministério da Agricultura, já trabalhou em diversos departamentos, entre eles no Serviço de Fiscalização de Insumos Agropecuários e na Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário, setor onde está lotado atualmente no cargo de chefia.
O nome dele era um dos seis fiscais sugeridos pela Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários no RS (DS-RS Anffa Sindical) à ministra da Agricultura, Kátia Abreu em fevereiro. A entidade espera que a ministra mantenha Roberto Schroeder na nova função.