Federarroz lança programa de seguro rural

Parceria da federação com seguradoras vai disponibilizar seguro contra problemas climáticosA Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), em parceria com a Tovese Corretora de Seguros e a AgroBrasil, lança para a próxima safra o programa Arroz Protegido. O objetivo é garantir para os produtores de arroz a segurança da lavoura mediante a contratação do seguro privado disponibilizado pela entidade.

• Leia também: Dez perguntas sobre o seguro rural

Depois de um ano com um programa piloto, o seguro poderá ser acessado por todos os produtores do estado no ato da contratação dos custeios agrícolas para safra 2015/2016. Estão cobertos os sinistros de granizo, vendaval, além da possibilidade de cobertura de replantio em consequência do excesso de chuva.

O valor segurado é de R$ 4 mil por hectare. É indenizado o dano direto na planta. Por exemplo, se o produtor perdeu 80% de 15 hectares da lavoura, o produtor será indenizado 80% destes R$ 4 mil multiplicados pelos 15 hectares. A decisão sobre as perdas é técnica e a análise é efetuada em conjunto, perito e produtor ou agrônomo, que definem o percentual de perdas.

Conforme o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, a ideia foi a de criar um mecanismo de segurança para os produtores em uma das maiores preocupações que é esta relação com o clima. A Federarroz esclarece que os produtores possuem total liberdade para escolha da seguradora no ato da contratação dos custeios, não sendo obrigados a contratar os seguros disponibilizados pelos agentes financeiros concedentes de crédito rural.