Linhas de crédito para investimento agrícola da safra 2014/2015 estão suspensas

Canal Rural recebeu a informação que linhas como Pronaf Mais Alimentos e BNDES/Finame não terão recursos liberados até julhoNo mesmo dia em que o governo anunciou os recursos para o Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016, o Canal Rural obteve a informação de que o acolhimento de propostas para as linhas de crédito para investimento, como Pronaf Mais Alimentos, Pronamp, Moderinfra e BNDES/Finame está suspenso até o final do mês.

Fonte: Divulgação

• Veja a repercussão do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016 no agronegócio

Segundo as informações apuradas pelo Canal Rural, os recursos de equalização do governo para a safra 2014/2015 se esgotaram. Com isso, os produtores que aguardam financiamentos nessas linhas deverão esperar, pelo menos, até o início de julho, quando o Plano Safra 2015/2016 entra em vigor, já com as novas taxas de juros e novo limite de crédito. 

Na avaliação de uma das fontes ouvidas, esse tipo de suspensão não era comum na história recente do financiamento rural. Os relatos partiram de entidades e produtores. Em São Paulo, a situação já foi comunicada aos envolvidos na tomada do crédito rural, como neste e-mail recebido pela reportagem.