Nesta semana, a missão saudita fez uma série de vistorias em plantas frigoríficas para possível retomada das compras, suspensas em 17 de dezembro de 2012. Também está em pauta a venda de frango para o país.
• Veja também: Arábia Saudita estuda retomar importações de carne bovina brasileira
Na reunião com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, eles farão considerações sobre fábricas e plantas de bovinos e aves. No ano passado, a exportação total do Brasil para a Arábia Saudita, incluindo outros produtos além de alimentos, somou US$ 2,542 bilhões e 5,332 milhões de toneladas. Desse total, US$ 1,217 bilhão foi em carnes, cortes e miudezas de aves.
Na última semana, os representantes sauditas visitaram frigoríficos no Pará, Mato Grosso e Pernambuco, passando por duas fazendas, um laboratório e seis frigoríficos. Também estiveram em seis unidades de abate de aves, um laboratório e uma granja.
A reabertura do comércio com a Arábia Saudita tem potencial para ajudar a destravar negociações com países do Golfo Pérsico, como Kuwait, Bharein, Omã, Emirados Árabes Unidos e Qatar.