Egito ganha importância como destino de carne bovina de MT

País passa a ser principal destino com alta de 158% em relação a abril e Irã fica em segundo lugarO Egito ganhou importância durante o mês de maio nos embarques de carne bovina no Mato Grosso. De acordo com o boletim mensal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) o país aumentou em 165% suas importações no mês em relação a abril e passou a ser o maior comprador com 5,87 mil TEC.

O Irã representou o segundo maior destino do mês com 3,38 TEC. Mesmo com um crescimento do volume importado desses países houve uma queda no volume total já que grandes compradores como Venezuela e Rússia diminuíram suas importações em respectivamente 46,3% e 49,5%.

No total, considerando dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a exportação de carne bovina do Mato Grosso em maio somou 23,4 mil TEC , um recuo de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado e de 11,6% em relação ao mês de abril.

Apesar da queda, as expectativas do setor são positivas para o consolidado do ano, com as negociações avançadas para a abertura de mais mercados à carne brasileira,

 PREÇOS

No mercado futuro ainda há uma valorização do boi gordo, porém, a margem ainda é estreita. A média da arroba de julho a dezembro de 2015, cotada na segunda semana de junho, foi de R$ 131,68, sendo 0,36% maior que a cotação do mês anterior. Esta conta utilizou a média histórica de uma arroba mato-grossense 13,1% mais barata que na Bolsa.

De acordo com o Imea, apesar da segurança nos preços de uma venda prefixada, a quantia de animais previamente negociados é ínfima, menor que 4% nas intenções de confinamento deste ano.

Para o mercado físico, a expectativa do Imea é de melhores preços,  principalmente entre os meses de outubro e novembro, quando grande parte da entrega dos animais está prevista.