De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), para o animal, a valorização beirou 20% nos últimos sete dias.Com os recentes reajustes, o preço do animal vivo retomou o patamar verificado no primeiro trimestre do ano, mas o valor do pintainho ainda segue abaixo do negociado naquele período.
As exportações de carne de frango estão emalta;no correr de junho. Além dos preços competitivos do produto nacional no mercado externo, os casos de influenza aviária em países produtores do Hemisfério Norte podem estar reforçando o interesse pela carne brasileira.
Segundo o Cepea, os preços do frango congelado no estado de São Paulo estão, em média, R$ 3,48 o quilo, o que representa uma variação positiva de 11,54%. O quilo do frango resfriado na mesma região custa R$ 3,47 hoje, uma variação positiva mensal de 8,44%.
• Confira aqui as cotações para outras praças
Com a carne bovina mais cara, o consumo de carne de frango tem aumentado. De acordo com o presidente da Associação Paulista de Avicultura, Érico Pozzer, a produção até maio está 7% maior do que no mesmo período do ano passado. Ele destacou que as exportações caíram em cerca de 1,5% a 2%, o que indica que o consumo per capita subiu e fica em torno de 47 kg em média nos primeiros cinco meses do ano.
Um dos fatores que permite uma projeção otimista para o próximo semestre é o preço da ração.
– No segundo semestre nós temos certeza que nossos custos de produção serão menores porque vai haver uma safra muito boa [de milho] então teremos um milho bem mais acessível – disse.
• Aumento da energia elétrica para avicultores passa de 67% no Paraná
•ABPA quer abrir mercado de Taiwan a frango
Preços da carne de frango sobem em junho: