Juros altos ofuscam Plano da Agricultura Familiar

Entidades afirmam que as taxas dificultarão acesso ao créditoO aumento dos juros trazidos pelo Plano da Agricultura Familiar é um ponto negativo, segundo entidades do setor, que dizem que isso pode dificultar o acesso ao credito. Mesmo assim, elas nos avanços nas políticas de comercialização, como o aumento das compras de produtos de pequenos produtores pelo governo federal, e a desburocratização da inspeção sanitária nas pequenas agroindústrias.

Fonte: Paulo Henrique Carvalho/MDA

– O aumento dos juros com certeza vai penalizar a agricultura familiar haja visto [sic] que no Brasil vivendo hoje dificuldade recursos hídricos, escassez de água dos recursos naturais com este aumento vai ser muito ruim no ponto de vista dos agricultores garantir o recursos – afirmou o secretário de Política Agrária da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

• Veja também: Limite de juros para a Agricultura Familiar sobe 3 pontos percentuais

Na área de comercialização, as lideranças ainda esperam por mais detalhes da Política Nacional de Fomento ao Cooperativismo, e das compras publicas. Os órgãos federais vão destinar 30% dos recursos para a aquisição de produtos da agricultura familiar. 

As lideranças da agricultura familiar aproveitaram para destacar a nomeação do presidente da Associação Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Paulo Cabral. Foi o primeiro passo para tirar a entidade do papel. Contudo, ainda falta definir o orçamento e a base de como vai funcionar na prática o atendimento aos produtores.