Sindilat assina convênios de R$ 89,3 milhões

Representante de indústrias leiteiras gaúchas repassará valor para três cooperativas

Fonte: Reprodução/Canal Rural

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) assinou convênios no valor total de R$ 89,3 milhões junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O montante deve ser utilizado em projetos de três cooperativas ligadas ao Sindilat – Cooperativa Santa Clara, Languiru e Cooperativa Central Gaúcha (CCGL).

– Juntas, essas três cooperativas representam mais de 20% do leite produzido anualmente no RS e mais de 100 anos de história e trabalho – destacou o presidente do Sindicato, Alexandre Guerra, durante a cerimônia de assinatura dos acordos.

Segundo ele, pelo menos 100 mil famílias serão beneficiadas por esses convênios.

Situação

O setor leiteiro gaúcho passa por um momento de grande dificuldade, com algumas indústrias deixando o mercado, levando a uma queda nos preços pagos aos produtores e ao calote a diversos produtores.

Desde o início do ano o estado vem pedindo apoio do governo federal para acelerar os trâmites que permitam a qualificação das indústrias para vender ao exterior. Dos 10 milhões de litros de leite produzidos diariamente no Rio Grande do Sul, somente 4 milhões são consumidos no estado. A maior parte é destinada ao mercado paulista.