A Biotrigo Genética, empresa nacional de melhoramento de trigo, promove dois grandes eventos sobre o setor de trigo em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, nesta próxima semana.
Na terça, dia 7, acontece o 10° Seminário Técnico de Trigo, que contará com palestras sobre doenças que desafiam produtores de trigo, a Giberela e a Brusone. O pesquisador da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), Heraldo Rosa Feksa, apresentará um sistema de monitoramento da Giberela implantado há 12 anos, que monitora, através de um radar, 17 municípios produtores de trigo localizados na região de Guarapuava (PR).
Também falam sobre o tema da Giberela os pesquisadores Carlos Augusto Mallmann, responsável pelo Laboratório de Análises Micotoxicológicas (LAMIC) da Universidade Federal de Santa Maria; Walter Boller, da Universidade de Passo Fundo e Igor Pirez Valério, melhorista da Biotrigo Genética. O Diretor Técnico da Biotrigo Genética, Ottoni Rosa Filho, e o fitopatologista e pesquisador da Embrapa Trigo de Passo Fundo, José Maurício Fernandes abordarão aspectos diversos do controle da controle da Brusone de trigo.
Na quarta, dia 8, e na quinta, dia 7, ocorre a 9ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT). Na ocasião, pesquisadores de todo o país se reúnem em subcomissões técnicas para discutir os resultados e analisar as pesquisas desenvolvidas em cada área. A partir destes estudos será elaborado o livro com as Informações Técnicas para Trigo e Triticale – Safra 2016.
A expectativa dos organizadores dos eventos é reunir cerca de 300 pesquisadores, produtores rurais, representantes da indústria e empresas de agroquímicos.
As inscrições para os dois eventos estão abertas e podem ser realizadas através de formulário on-line, disponível no site oficial dos eventos www.reuniaodetrigo2015.com.br. Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelos telefones (54) 3327-2002 e (43) 3025-5223. Reservas de hospedagem: (54) 3045-3888.