Brasil tem melhora na exportação de mel

Vendas subiram em termos de volume e valor em 2014, diz Abemel

O Brasil subiu da 14ª para a 8ª posição no ranking dos maiores exportadores de mel em 2014, em termos de valor, segundo dados  da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel), com base nos indicadores sobre exportações globais da  TradeMap.

No ano passado, o setor arrecadou US$ 98,576 milhões com vendas ao exterior, um aumento de 82% em relação a 2013. Os principais destinos foram China, seguida por Argentina, Nova Zelândia, México, Alemanha Vietnã e Espanha.

Em termos de quantidade, o Brasil também melhorou a sua posição no ranking, indo do 11º para o 8º lugar.

Segundo a gerente executiva da Abemel, a melhora nos rankings é resultado do reconhecimento internacional a respeito da qualidade do mel brasileiro e as iniciativas de promoção comercial.

Apesar da melhora vista em 2014, os resultados parciais de 2015 são fracos. No período de janeiro a maio de 2015, as vendas de mel brasileiro para o exterior tiveram uma redução de 15,20% em termos de valor e de 17,87% em volume.

A desaceleração nas exportações, segundo a Abemel, se deve aos estoques elevados de mel, o aumento da produção em alguns países e a safra recorde do produto nos EUA.