Circuito Aprosoja percorre Mato Grosso até o final de agosto

Em sua 10ª edição, evento quer discutir o cenário da agricultura para a próxima década

A Aprosoja de Mato Grosso deu a largada ao Circuito Aprosoja 2015, que percorre as 23 maiores cidades produtoras de soja do estado, debatendo com os produtores, trabalhadores rurais e a sociedade temas importantes para o setor. Nesta 10ª edição, o Circuito quer projetar o cenário da agricultura para a próxima década.

O evento de lançamento, ocorrido na noite de quinta, dia 9, contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Cunha foi taxativo ao afirmar que graças ao agronegócio o Brasil não vive hoje uma crise política e econômica profunda.

– Nós assistimos que o agronegócio tem sido uma mola propulsora. É o nosso papel ser facilitador das ações que permitam aos que trabalham continuar trabalhando cada dia mais e melhor. Tem três coisas que precisamos discutir quando falamos de agricultura: tecnologia, infraestrutura e crédito. Sem elas não vamos conseguir crescer cada vez mais – disse o deputado.

Com o Circuito, as lideranças do agronegócio mato-grossense querem repensar a forma como a agricultura é feita hoje. Para o coordenador da Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja MT, Alex Utida, a rotação de cultura estará mais presente do que a sucessão soja-milho atual.

– Provavelmente vamos ter algumas alterações na forma de utilizar as tecnologias de transgênicos ou até a entrada de um novo produto nessa rotação. A integração lavoura e pecuária vem com força, inclusive na integração com a floresta também – diz Utida.

Para o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, a interação da classe do agro com o campo político traz maior eficiência ao setor.

O Circuito Aprosoja será realizado até 21 de agosto. Além do lançamento, ocorrido ontem em Cuiabá, e dos debates nos núcleos pelo interior do estado, o evento conta com uma etapa universitária, em que palestras são apresentadas em faculdades da capital e do interior.

– O mercado conversa pouco com a universidade, existe uma lacuna entre o que o mercado espera e o que a universidade forma – diz o consultor Eduardo Godoi.

Programação

O Circuito Aprosoja vai percorrer o interior de Mato Grosso com os palestrantes Sérgio Abud, da Embrapa Cerrados, Daniel Glat, ex-presidente da Pioneer no Brasil, o presidente da Aprosoja Ricardo Tomczyk e o consultor e produtor rural Eduardo Godoi.

A programação completa está disponível no site da Aprosoja-MT.
www.aprosoja.com.br/comunicacao/evento/circuito-aprosoja