Mormo preocupa e é notícia mais lida da semana

A possibilidade de terceirizar a inspeção agropecuária também atraiu os leitores do Canal Rural; veja as cinco notícias de pecuária mais lidas desta semana

Fonte: Divulgação/Marco Terranova

1) Duas suspeitas de mormo são apuradas no Rio Grande do Sul

A Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul informou que foram encontrados dois cavalos com sinais de mormo, um na cidade de Pelotas e outro em Cruzeiro do Sul. As autoridades disseram que interditaram as propriedades onde vivem os animais.

2) Ministério da Agricultura estuda implementação de terceirização na inspeção

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estuda implementar, juridicamente, uma portaria ou projeto de lei a fim de criar uma regra geral para a inspeção federal, de modo que os estados e municípios possam contratar médicos veterinários particulares através de edital público, semelhante à contratação feita com rodovias e alguns serviços de saúde. Com a medida, a inspeção sanitária poderá ser feita por profissionais terceirizados e a fiscalização desta inspeção fica sob a responsabilidade do fiscal público.

3) Exposição do mangalarga marchador começa em Belo Horizonte

Cerca de 1,5 mil animais e 940 expositores participarão dos 11 dias de evento. O Canal Rural está transmitindo o evento pelo C2Rural e fazendo a cobertura no Jornal da Pecuária.

4) Mapa não libera recursos para defesa agropecuária

O Ministério da Agricultura tem R$ 80 milhões no orçamento para convênios com os Estados na área de defesa agropecuária, mas não está conseguindo liberar os recursos para todos eles. Kátia Abreu diz não está conseguindo repassar recursos porque alguns estados estão indimplentes.

5) Chuva alaga parque de exposições de Esteio (RS)

Local onde serão realizadas a Expointer e a final do Freio de Ouro ficou sob a água mesmo após obra contra inundação