Vinhos de Farroupilha recebem registro de Indicação Geográfica

Certificado é atribuído a produtos ou serviços que são característicos de um determinado local de origem

Fonte: Raquel Aviani/Mapa

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu nesta semana o registro de Indicação Geográfica (IG) aos vinhos finos moscatéis produzidos em Farroupilha, Rio Grande do Sul.

A homologação, dada a produtos ou serviços que são característicos de um determinado local de origem, foi feita um ano após pedido feito pela Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), mas a intenção é datada de 2005, com a criação da própria entidade.

– Por meio da IG, teremos no mercado vinhos moscatéis espumantes e frisantes que expressam a originalidade da produção da região, proporcionando ao consumidor um produto diferenciado – afirmou, em nota, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha.

Para poder colocar no mercado vinhos com a IG Farroupilha, além de estar na área delimitada, os produtores deverão atender aos criteriosos processos de produção e de elaboração dos vinhos, segundo o estabelecido no Regulamento de Uso desenvolvido especialmente para os vinhos da IG Farroupilha.

Com a IG Farroupilha, o Brasil passa a ter cinco Indicações Geográficas de Vinhos Finos: IG Vale dos Vinhedos (2002) – DO em 2012, IG Pinto Bandeira (2010), IG Altos Montes (2012), IG Monte Belo (2013) e IG Farroupilha (2015).