A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) informou que o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) teve elevação de 0,57% em junho em relação a maio, por causa do impacto do aumento do preço dos fertilizantes. No ano, o aumento é de 3,31%.
De acordo com o economista-chefe da entidade, o nível do indicador preocupa porque os custos de produção costumam concentrar as maiores altas no segundo semestre. Nos últimos 12 meses, o IICP acumula alta de 10,90%.
A Farsul também revelou que o Índice de Inflação dos Preços Recebidos (IIPR), que mede o valor médio pago aos produtores rurais no Rio Grande do Sul, registrou queda de 0,11% em junho, na margem. Esse é o terceiro decréscimo consecutivo. No acumulado de 2015, há deflação de 1,34% e, nos últimos 12 meses, a redução alcança 4,31%.
A Farsul argumenta que, apesar da trajetória de baixa dos preços recebidos pelo produtor, o IPCA Alimentos, índice da inflação medido pelo IBGE para o grupo alimentos ao consumidor final, acumula alta de 6,61% no primeiro semestre deste ano e de 9,77% nos últimos 12 meses.
– O levantamento da Farsul mostra que a dinâmica inflacionária é complexa e não reflete um aumento em cadeia – afirma Da Luz.
O IICP e o IIPR foram apresentados pela primeira vez em maio, com série de referência desde janeiro de 2010, e vão monitorar a dinâmica do conjunto do agronegócio gaúcho para fornecer uma dimensão da realidade do setor.