USDA: condição de safra de soja americana se mantém estável

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmou 62% da safra em condição boa ou excelente, mesmo porcentual da semana anterior

A qualidade da safra de soja nos Estados Unidos se manteve estável pela segunda semana consecutiva, embora o clima tenha sido favorável no Meio-Oeste do país. De acordo com relatório semanal do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), 62% da safra apresentavam condição boa ou excelente até o último domingo, dia 26, mesmo percentual da semana anterior.

O relatório mostrou também que 71% da safra tinha florescido até a semana passada, ante média de 72% nos últimos cinco anos. O USDA disse ainda que 34% da safra estava formando vagens, acima da média de 31% verificada nos últimos cinco anos.

O departamento afirmou que a qualidade da safra de milho teve melhora de 1 ponto percentual ante a semana anterior, com 70% em condição boa ou excelente até o último domingo. O USDA disse também que 78% da safra tinha formado espiga, em comparação à média de 77% nos últimos cinco anos.

De acordo com o USDA, a melhora do clima também permitiu o avanço da colheita da safra de trigo de inverno, que estava 85% concluída até a semana passada, acima da média de 80% dos últimos cinco anos.

Quanto à safra de primavera, 71% apresentava condição boa ou excelente na semana passada, uma melhora de 1 ponto porcentual em relação à semana anterior. Além disso, 2% da safra de primavera tinha sido colhida, ante 5% na média de cinco anos.

A qualidade das lavouras de algodão se manteve estável pela segunda semana, com 57% em condição boa ou excelente. O relatório mostrou também que 85% da safra tinha florescido, ante média de 88% em cinco anos. O USDA disse ainda que 44% da safra tinha formado maçãs, ante 49% na média.