O preço do milho deve chegar a US$ 4/bushel, em média, na safra 2015/2016 de acordo com o sócio-fundador da Agroconsult, André Pessôa.– Entretanto, essa cotação pode aumentar, dependendo do resultado da safra norte-americana e da europeia. Principalmente a europeia, porque o clima está muito quente e pode ampliar a expectativa de redução de produção– declarou durante o 6º Encontro de Presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em Belo Horizonte.
Segundo ele, o movimento significaria o início da recuperação de preços do grão no mercado internacional. “E para o Brasil é muito vantajoso, porque tivemos uma produção gigantesca e precisamos de condições favoráveis para exportação dos nossos estoques”, declarou. A Agroconsult prevê um estoque de 11,7 milhões de toneladas de milho em 2015 ante 13,5 milhões de toneladas de 2014.
Pessôa comentou, ainda, que a área de milho verão 2015/16 recuará especialmente no sul do País, dando lugar à soja. “Mas na safrinha vamos ter um estímulo muito grande de rentabilidade e memória positiva de produção da safra anterior, ou seja, veremos um crescimento de área plantada”, declarou. Ele também prevê vendas antecipadas do milho safrinha produzido no cerrado e exportações crescentes.