É da Alibem de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, a primeira carga de carne suína do estado rumo ao mercado da China. A planta, habilitada em abril de 2014, chega ao maior produtor e consumidor mundial desta proteína, com um embarque de 200 toneladas ainda em agosto.
A previsão de 2015 para a China é de um consumo interno de 58 milhões de toneladas, superior à produção do país, que gira em torno de 57 milhões de toneladas.
– Com esse déficit, a previsão de importação de carne suína direto para China, sem contar Hong Kong, supera as 800 mil toneladas. Se incluirmos Hong Kong, os volumes chegam a 1,25 milhão de toneladas – comemora o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips/RS), José Roberto Goulart.
Apesar de ser responsável por mais da metade da produção mundial de carne suína, a China também estará entre os três maiores importadores mundiais em 2015, junto com Japão e México. O país asiático deverá atingir, em três anos, o posto de maior importador mundial.