1. Leite: 4 cursos para produzir e ganhar mais
Para o produtor que quer aprender e se atualizar sobre as melhores tecnologias de produção, com redução de perdas e aumento de rentabilidade, os cursos online oferecidos pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) são uma dica muito boa.
2. Entenda alguns motivos da alta no preço da carne bovina para o consumidor final
A valorização da carne bovina desde o ano passado foi sentida pelo consumidor, que está mais conservador nas compras. Nos últimos doze meses, o produto se valorizou, em média, 26,1% no atacado. No varejo, a alta foi de 14,1%. Ao mesmo tempo, o quilo do frango no atacado subiu 10,6% e 11,2% no varejo. A carne de frango ficou mais competitiva em relação à carne bovina. Os dados são da Scot Consultoria.
3. Governo quer estimular pecuária intensiva
Com o fechamento de frigoríficos e da oferta reduzida de vacas para garantir a reposição de bois de corte, o governo decidiu lançar mão do crédito rural para estimular a pecuária intensiva e também métodos mais sustentáveis de produção, como o de integração lavoura-pecuária-floresta.
4. Relação de troca entre bezerro e boi gordo é a pior da história
O coordenador da divisão de pecuária da Agroconsult, Maurício Nogueira, afirmou que a relação de troca entre o valor do bezerro e o do boi gordo está no pior nível da história da pecuária nacional. Ele participa do 6º Encontro de Presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais, promovido pela Faemg, em Belo Horizonte (MG).
5. Produção aumenta, mas preço segue em alta pelo quinto mês
Mesmo com o aumento na captação por parte da indústria, o preço do leite pago ao produtor seguiu em alta no mercado nacional pelo quinto mês consecutivo, de acordo com levantamentos do Cepea, da Esalq/USP.