Cinco auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, realizaram na manhã desta terça, dia 11, a Força-Tarefa de Fiscalização dos Frigoríficos, onde foram encontradas irregularidades na unidade Alibem.
A ação flagrou duas irregularidades: a falta de equipamentos de proteção junto às máquinas e a postura ergonômica equivocada de funcionários durante o trabalho. O frígorífico abate 3 mil suínos por dia e conta com 1,5 mil funcionários. Cada auto de infração pode gerar multa que vai de R$ 3 mil a R$ 6 mil.
Esta é a terceira operação do projeto em 2015, que já deflagrou 86 autos de infração no Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS) e 80 em uma unidade da Marfrig, de Bagé (RS).
O objetivo das fiscalizações é verificar a saúde e segurança dos funcionários e averiguar se os estabelecimentos estão cumprindo a legislação trabalhista. A operação é da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego do RS. Em 2014, o mesmo projeto fiscalizou 10 grandes frigoríficos.
Segundo o superintendente de operações da Alibem, Juscelino Gonçalves, a empresa apoia o trabalho da Força-Tarefa e que vai se adptar ao que o MTE determinar. Ele afirmou ainda que a companhia possui grupos de trabalho para buscar soluções a estes problemas.