Dos 20 principais destinos das exportações de produtos avícolas do Brasil, 16 registraram incremento no volume embarcado em julho, o que garantiu o saldo recorde registrado no mês, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A China, quarto maior importador, apresentou o segundo maior crescimento no mês, com 13 mil toneladas (59%) a mais em relação ao saldo de julho do ano passado. Foram 35 mil toneladas, o maior volume mensal já embarcado para o mercado chinês. Já a África do Sul comprou 89% mais, com um total de 27 mil toneladas no mês.
– Outros grandes mercados, como Rússia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito e Coreia do Sul aumentaram suas compras. Em praticamente todos os continentes, melhoramos nosso desempenho nas exportações, com ampliação do mix de produtos exportados em alguns destinos – disse em nota Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA.
Dentre os mercados que registraram retração em julho, Hong Kong – com 18,2 mil toneladas (-34%) – e Venezuela – com 20,4 mil toneladas (-19%) – apresentaram as maiores quedas.
– No caso específico de Hong Kong, verificamos uma readequação no fluxo das exportações para o mercado, considerando o forte aumento dos embarques diretos para a China. Já para a Venezuela, embora menor na comparação com 2014, os embarques realizados em julho são superiores ao de junho, o que aponta para um ritmo ascendente no segundo semestre – informa no mesmo comunicado Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
No saldo geral, as exportações brasileiras de carne de frango (incluindo cortes, frango inteiro, processados, salgados e embutidos) registraram recorde em julho, superando o volume histórico alcançando em junho. Ao todo, foram exportadas 447,2 mil toneladas de carne de frango, 13% acima do mês anterior e 17,2% maior que o total obtido em julho de 2014.