Melhores condições de trabalho podem tornar etanol brasileiro mais competitivo

Presidente Lula defendeu rigor para melhorar imagem da produção no paísAo comentar a assinatura do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda, dia 29, que quanto melhor for a imagem da produção de etanol no mundo, mais vantagem terá o país na disputa comercial.

Havia um ranço em relação às condições dos trabalhadores. A imagem é sempre muito negativa daqueles trabalhadores chamados de bóias-frias, comendo comida gelada, não tendo água para beber ou banheiro, disse, durante o programa semanal Café com o Presidente.
   
Dentre os destaques do acordo, Lula ressaltou o fim do chamado atravessador ou gato trabalhador que sai de um estado para cortar cana durante o período de safra de outro estado. Muitas vezes, esse trabalhador não era bem tratado, afirmou.

Ele garantiu ainda que, a partir de agora, será assegurada maior transparência na fiscalização da cana cortada. De acordo com o presidente, os trabalhadores vão ter conhecimento prévio do preço a ser pago e da forma de medição. Além disso, eles vão receber equipamentos de proteção individual.