Curso quer manter jovens no campo

Senar oferece aulas de agricultura e quer mostrar que vida no campo tem boas oportunidades 

Um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tenta atrair jovens para o meio rural. O objetivo é mostrar que a vida no campo pode trazer boas oportunidades profissionais.

O curso é destinado a adolescentes que tenham ligação com o meio rural. A maioria dos pais deles abandonou o campo em busca de oportunidades na cidade. Eles podem fazer o caminho inverso.

A percepção do agricultor sobre si mudou bastante nos últimos anos. Ele não se vê mais isolado do resto do mundo. Ao contrário dos pais, eles enxergam no campo um meio de ganhar dinheiro e ter qualidade de vida.

– O meu pai não ficou por causa da economia. E eu quero ficar no campo porque a maré é boa e sossegada, não tem muita dor de cabeça – Kaique Matsuo, participante do curso.

As aulas são dadas em um sítio em Cabreúva, município a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Os alunos aprendem conceitos básicos de agricultura que podem ser valiosos no futuro.

A produção sustentável é prioridade. Os alunos aprendem a produzir alimentos orgânicos, um mercado em expansão no país, e também têm noções de empreendedorismo.

O programa abre 35 vagas por ano, mas recebe sempre o dobro de inscrições. Para participar é preciso ter entre 14 e 17, estar matriculado em alguma escola e ter um vinculo mínimo com o meio rural. O curso de capacitação profissional vai de março a novembro e é gratuito.