O Japão é um dos principais destinos de produtos agropecuários de Minas Gerais e a expectativa é de que a relação se estreite após a vinda de uma comitiva da província japonesa de Yamanashi nesta semana, para estabelecer novas políticas de cooperação nas áreas da cultura, tecnologia e agronegócio.
Os japoneses ocupam a quarta posição no ranking dos países importadores de produtos mineiros. As exportações totais do estado para o Japão alcançaram US$ 661,6 milhões, no acumulado de janeiro a julho deste ano.
O agronegócio representou 40,4% do total exportado para o mercado japonês, totalizando o montante de US$ 267,1 milhões, com crescimento de 8,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O grupo “café e derivados” é o produto mineiro mais exportado para o Japão. No acumulado do ano até julho, o valor exportado deste grupo somou US$ 190,7 milhões, crescimento de 22,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse montante representa 71,4% de toda a exportação do agronegócio para o mercado japonês. O Japão foi o quinto principal comprador de café, mantendo a mesma posição do ranking, em relação a mesmo período de 2014.
A celulose é o segundo produto mais exportado, somando US$ 62,9 milhões (23,6% das exportações do agronegócio). A carne de frango é o terceiro produto de Minas exportado. O volume comercializado foi de 3,4 mil toneladas, alcançando US$6,68 milhões.
Café verde e café torrado, celulose e carne de frango representaram juntos 97,5% de toda pauta do agronegócio exportada para o Japão. Dentre os produtos manufaturados do agronegócio, a cera de abelha foi a que mais gerou divisas para o estado, alcançando mais de US$ 1,5 milhão, o que representa 90% de todos produtos analisados.
Em relação aos maiores crescimentos registrados no período, a farinha de batata liderou com 763%, seguido de peixes ornamentais vivos (532%) e folhagens de plantas (160%).