Dólar atinge R$ 3,60 pela primeira vez desde 2003

Temores internos pesaram mais no final do pregão do que decisão de corte da taxa de juros da China

Com a decisão do governo chinês de baixar a taxa de juros da economia do país, o dólar iniciou o pregão menos tenso e operou em baixa nas primeiras horas do dia. Mas o cenário se modificou durante a tarde e a moeda norte-americana fechou com alta de 1,54%, cotada a R$ 3,60. Esta é a primeira vez que o dólar atinge esta marca desde 2003.

Os investidores continuaram repercutindo a saída do vice-presidente da República, Michel Temer, da articulação política do governo, que vem enfrentando atritos com o Congresso. Além disso, o afastamento temporário do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, por motivos pessoais, também não foi visto com bons olhos pelo mercado.

A redução da taxa de juros chinesa pretende provocar uma diminuição da proporção das reservas obrigatórias dos bancos, em um esforço para conter a queda das bolsas locais. Nesta segunda, dia 24, as bolsas internacionais despencaram por conta da preocupação de que a desaceleração da economia chinesa se pulverizasse pelo mundo. Com isso, o dólar já havia atingido o maior patamar desde o ano passado.