Doma de cavalos, controle de custos para aves e suínos e novos recursos para o setor lácteo estão entre as informações que mais atraíram leitores no site do Canal Rural, nesta última semana. Veja o nosso TOP 5 de Pecuária.
1. Doma é o início da vida esportiva de sucesso de um cavalo, diz veterinário
A doma é um processo de condicionamento para o cavalo seguir comandos quando montado. O método é importante para ganhar a confiança do animal. Segundo o médico veterinário Fernando Gonzales, é a partir da doma que inicia a vida esportiva de sucesso de um cavalo. Gonzales destaca que quanto mais sólidos ficarem os ensinamentos e menos traumáticos, maior será a capacidade de treinamento e, em consequência, melhores atletas no futuro.
2. Planilha ajuda a controlar custos de aves e suínos
A Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibiliza a produtores de aves e suínos de corte integrados uma planilha eletrônica que organiza dados e gera informações que ajudam a estimar custos de produção.
3. Ministério da Agricultura destinará R$ 300 milhões a setor lácteo
O secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, anunciou que a pasta enviará ao Congresso, nas próximas semanas, um documento para destinar R$ 300 milhões para o fortalecimento do setor de lácteos em Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, no Paraná e Rio Grande do Sul. A declaração foi feita durante audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados.
4. Câmara aprova projeto de lei para recuperação judicial a produtores
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, dia 26, o projeto de lei que permite a recuperação judicial aos produtores rurais. O projeto, que tramita de forma conclusiva, será em seguida apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
5. Entidades pedem retirada de projeto de lei no Rio Grande do Sul
Entidades representativas do setor de produtos de origem animal do Rio Grande do Sul entregaram um ofício ao gabinete do governador José Ivo Sartori e aos deputados João Fischer, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio e Alexandre Postal, líder do governo na Assembleia Legislativa, pedindo a retirada do Projeto de Lei 214/2015 do regime de urgência.