Fiscais federais agropecuários prometem parar

Governo mantém proposta de reajuste salarial rejeitada anteriormente 

Os fiscais agropecuários federais se reunirão hoje, dia 3, para discutir a proposta do governo de reajuste salarial dos servidores públicos federais, de 21,3% até 2019. A medida tinha sido rejeitada anteriormente, o que abre caminho para uma paralisação da categoria.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Maurício Porto, desde 2009 os fiscais agropecuários federais não tem aumento. Em janeiro de 2013 diversas categorias, incluindo a dos fiscais federais, receberam reajuste. No caso dos fiscais, o efeito acabou sendo de redução, pois houve um reajuste no salário base, mas foi cortada uma gratificação que representava boa parte dos vencimentos.

Ele afirma ainda que o setor quer mais do que reajuste salarial. Entre as reivindicações estão a mudança da nomenclatura para auditor fiscal, concurso público para a contratação de mais profissionais e regulamentação do adicional de fronteiras.

A ocupação dos cargos de gestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meritocracia também está na pauta.