O trabalho tem como objetivo capacitar os técnicos e veterinários dos serviços oficiais para aplicar e, posteriormente, avaliar as ações previstas no Plano Nacional de Contingência. A Organização Mundial de Saúde Animal foi notificada sobre o procedimento.
Dentro da programação, nesta sexta será feito o “anúncio” do foco, tudo como se fosse um caso verdadeiro. Em seguida, os veterinários começarão os trabalhos de isolamento, coleta e análise de amostras entre outras atividades.
A simulação será realizada ainda neste mês também no Paraná, com ênfase em aves, e em agosto, em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia, com bovinos.
Então, se você mora na região de Montenegro, não se preocupe: são apenas exercícios!
Abaixo, confira a nota técnica oficial que explica a operação:
Porto Alegre, 2 de julho de 2009
NOTA TÉCNICA ? EXERCÍCIO DE EMERGÊNCIA SANITÁRIA – RS
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ? PANAFTOSA, no âmbito da cooperação técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com a OPAS/PANAFTOSA visando o fortalecimento do Sistema de Saúde Animal no Brasil, realizará um exercício simulado de campo em emergência sanitária ? enfoque em peste suína clássica.
Este exercício ocorrerá no período de 4 a 10 de julho, na Regional de Estrela, da micro-região de Montenegro no estado do Rio Grande do Sul. Participam da organização do simulado as Secretarias da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Ciência e Tecnologia, Brigada Militar, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (FUNDESA). O Departamento de Saúde Animal do MAPA notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre a execução do citado exercício como medida regulamentar e de transparência.
Como atividades deste simulado serão desenvolvidos estudos epidemiológicos, colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial, controle e monitoramento de trânsito, ações de desinfecção, comunicação e educação sanitária. Este exercício de emergência sanitária visa o aprimoramento das ações dos profissionais do sistema nacional de saúde animal para uma resposta rápida, eficiente e efetiva a possíveis ameaças à sanidade do rebanho brasileiro.
Participarão deste evento 70 servidores do serviço veterinário oficial do Rio Grande do Sul, 25 profissionais de outros estados e observadores de organizações internacionais. Exercícios similares serão realizados em outras unidades da federação nos meses de julho e agosto, com enfoque em sanidade avícola e bovina.