A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, assinou nesta sexta, dia 4, na Expointer, em Esteio (RS), o Cadastro Nacional Vitivinícola. Ela ressalta a importância do cadastro e afirma que vai estar em funcionamento em 30 dias.
– Através do cadastro saberemos onde a uva é produzida e quem produz. Conseguiremos diagnosticar as dificuldades dos produtores e, assim, poderemos ajuda-los. Nossa equipe está trabalhando para que em 30 dias o cadastro esteja funcionando efetivamente – afirma.
O projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), seguirá modelo já desenvolvido no Rio Grande do Sul.
Na ocasião, a ministra também fez o lançamento oficial do próximo Congresso da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que será sediado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, entre os dias 23 e 28 de outubro de 2016. O Congresso da OIV é conhecido por definir as diretrizes para o setor, como as recomendações para boas práticas de produção de uvas e vinhos. Em 2014, o evento foi realizado na Argentina e em 2015 na Alemanha.
– O congresso será um sucesso. Mostraremos para o mundo que sabemos fazer bons vinhos. Podemos ir além da nossa fronteira – conclui.