Seguro rural: sai lista parcial de agricultores beneficiados em projeto experimental

Ministério recebeu pedidos de produtores de soja de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia em projeto experimental de negociação coletiva

Fonte: Camila Domingues/Palácio Piratini

O resultado das etapas de habilitação e classificação das listas de produtores rurais ao projeto experimental de negociação coletiva do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) para a cultura de soja foi divulgado nesta quarta, dia 9. Das 11 listas processadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nove foram classificadas, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

As entidades representativas de classe encaminharam dados referentes a mais de 4 mil produtores, abrangendo 387 mil hectares em seis estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia.

Entre as entidades, estão a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva, Coamo, Coopavel, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, C. Vale Cooperativa Agroindustrial, Aprosoja, Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná e a Cooperativa Agroindustrial Alfa. As informações das listas poderão ser acessadas no portal do Mapa.

A próxima etapa do modelo consiste no recebimento das propostas de seguro rural a serem encaminhadas pelas seguradoras habilitadas no PSR. Após o recebimento dessas propostas, o Mapa vai conferir as informações para então divulgar o resultado final e autorizar o envio das respectivas apólices.

Projeto

Ainda em fase experimental, o projeto, lançado em 14 de agosto deste ano, oferece a produtores de soja melhores condições de negociar com as seguradoras a contratação de apólices de seguro rural.

O modelo de negociação coletiva não substitui o modelo tradicional de acesso à subvenção econômica do PSR. Portanto, o produtor rural, individualmente, continua a poder segurar sua produção nas modalidades e na forma usual de acesso ao PSR.