Preço faz produtor paranaense trocar milho pela soja

Segundo a Ocepar, comercialização antecipada no estado está em 20%, número muito alto para a média do estado 

Fonte: João Bosco/Canal Rural

A área de soja no Paraná, segundo maior produtor nacional, deverá ter um incremento de 2% nesta temporada 2015/2016, refletindo uma nova transferência de milho verão para a oleaginosa – como já havia ocorrido na safra passada, segundo dados das Organizações das Cooperativas do Paraná (Ocepar)

Segundo o analista Técnico e Econômico da Ocepar Robson Mafioletti, a área deve aumentar em 120 mil hectares, pulando de 5,08 milhões para 5,2 milhões de hectares.  O motivo para a transferência é a maior rentabilidade da soja. Enquanto a saca de 60 quilos da oleaginosa custa R$ 68,50 no estado, a do cereal vale R$ 23,00.

Neste contexto, o milho verão deverá ter uma das menores áreas de todos os tempos no Paraná, com apenas 440 mil hectares, ante 540 mil na temporada passada. Se confirmada, representa uma queda de 8%.

Em relação à oleaginosa, o produtor teve problemas com o acesso o crédito, pois não foi disponibilizado o pré-custeio. No ano passado, com o pré-custeio, muitas ocorreram entre abril e junho. Para cobrir os custos, o produtor recorre a outras instituições financeiras, recursos próprios e operações de troca.

Quanto à comercialização antecipada da safra 2015/2016, Mafioletti relata que o câmbio deu uma puxada nos negócios.

– Por isso temos cerca de 20% da próxima safra já negociada, o que não é normal para o Paraná – explica.