Em audiência pública na Procuradoria do Ministério do Trabalho nessa terça, dia 7, em Porto Alegre, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, anunciou que haverá hospedagem para 420 trabalhadores. A Expointer 2009 começa em 29 de agosto.
O local será destinado aos peões do gado de corte, de equinos de outras raças, além dos crioulos, e aos que cuidam das cabras. Os demais ficarão no camping do parque, que recebeu reformas em sanitários e locais para banho. O projeto do alojamento foi apreciado pela procuradora do Trabalho Márcia de Freitas Medeiros e por auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Para definir a distribuição das vagas, em 22 de julho haverá uma reunião na Secretaria Estadual da Agricultura.
Neste ano, devido à estiagem que levou à decretação de situação de emergência em mais de 250 municípios, a secretaria teve de readequar os recursos para a Expointer. Mesmo assim, serão investidos R$ 4,5 milhões na feira, afirma Machado.