Confira quem são os campeões da Expoinel 2015

Aproximadamente 950 animais de 111 expositores disputaram o campeonato

Fonte: Henrique Bighetti

Terminou neste domingo, dia 27, em Uberaba, no Triângulo Mineiro,  a 44º edição da Exposição Internacional da Raça Nelore. Neste ano, três raças zebuínas dividiram as premiações na pista de julgamento do Parque Fernando Costa. A feira encerrou o calendário oficial do ranking nelore, que premia os melhores criadores e expositores da raça.

Aproximadamente 950 animais de 111 expositores disputaram o campeonato. A Expoinel 2015 teve 11 leilões oficiais e este ano pela primeira vez recebeu uma das etapas do Circuito Expocorte, além da ExpoGil e da Expobrhaman. 

– O nosso papel, seja na pista ou nos processos de melhoramento genético, ocorrem dentro das fazendas e no campo, onde tem que ser. É assim que conseguimos unir o melhor das avaliações genéticas e fenotípicas, e inserir os dois no mesmo animal – explica presidente Associação de Criadores de Nelore do Brasil, Pedro Gustavo Novis. 

O título de Grande Campeão da raça nelore ficou com o touro Objuam  FIV do Mura, da Jatobá Agropecuária. Já o título de Grande Campeã ficou com a fêmea Genova Gilbertoni, do expositor Rima Agropecuária. Ela também conquistou o campeonato na categoria Vaca Jovem.

Este ano pela primeira vez a Exposição Nacional do Gir Leiteiro ocorreu juntamente com a Expoinel. Ao todo 350 exemplares concorreram ao prêmio máximo da principal raça zebuína leiteira do país. O título de Grande Campeão da raça Gir leiteiro ficou com o reprodutor Akel FIV DP, do expositor João Machado Prata Junior. Já o título de Grande Campeã ficou com a fêmea Filipina FIV da Fazenda Mutum.

A Exposição Nacional da raça Brahmana (Expobrahman) também ocorreu junto com a Expoinel. O tíulo de Grande Campeão ficou com o touro Dilan da Canaã, do expositor Antônio Carlos de Andrade. E o título de Grande Campeã foi para a fêmea Mis 2106 da Porto Belo.