A safra de soja 2015/2016 já foi semeada em 1,67% da área prevista em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Apesar do avanço de 1,12 ponto porcentual em uma semana, o plantio está atrasado em relação a igual período do ano passado. Há um ano, 4,55% da safra já haviam sido semeados.
O instituto prevê área plantada de 9,203 milhões de hectares no atual ciclo. A demora na regularização das chuvas no estado contribuiu para o ritmo lento da semeadura até o momento.
Oeste do estado é destaque
A região com maior proporção de área plantada até agora é oeste mato-grossense (2,73%). Já o nordeste do estado tem apenas 0,05% da safra já semeada. No médio-norte, que deve representar 34,21% da área de soja em Mato Grosso, 1,86% do plantio já foi concluído.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) disse em nota que o volume de chuvas ainda abaixo do ideal faz com que produtores mato-grossenses estejam cautelosos em relação ao começo dos trabalhos, por causa da possibilidade de replantio em áreas semeadas com clima ainda desfavorável.