Nesta segunda, dia 5, foram confirmados mais dois casos de mormo no Rio Grande do Sul, elevando para 14 o número de equinos infectados no estado. Os novos casos foram registrados em Pelotas, no Sul, e Camaquã, na região Centro-Sul. Os animais devem ser sacrificados nos próximos dias.
De acordo com a Secretaria da Agricultura e Pecuária do estado, 13 propriedades ainda aguardam resultados de exames. Onze equinos foram sacrificados até agora, à exceção de dois animais cujos proprietários recorreram à Justiça, em Uruguaiana e Alegrete. O estado recorre para tentar cumprir a recomendação da legislação sanitária.
Leia na integra a nota técnica divulgada pelo estado gaúcho:
Além do foco inicial de Rolante (com 01 equino positivo) e dos outros 08 focos já confirmados, foram identificados, recentemente, mais 02 focos de mormo no Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo 14 equinos com diagnóstico positivo no teste de maleína, reconhecido como diagnóstico conclusivo e definitivo para esta enfermidade pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) e na IN 24/2004 que aprova as normas para controle e erradicação do mormo, conforme relação abaixo:
– Uruguaiana: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.
– Alegrete: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.
– Santo Antônio das Missões: 01 foco com 05 equinos positivos. Todos foram sacrificados no dia 24/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
– São Jorge: 01 foco com 01 equino positivo. Animal positivo foi sacrificado em 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
– Cruz Alta: 01 foco com 01 equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
– Boa Vista do Cadeado: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e sacrifício agendado para 28/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
– Rolante: 01 foco com 01 equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
– Nova Ramada: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e sacrifício foi realizado no dia 29/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
– Pelotas: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e sacrifício será agendado. Propriedade está interditada e em saneamento.
– Camaquã: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e sacrifício será agendado. Propriedade está interditada e em saneamento.
Desde a primeira ocorrência no mês de junho do corrente ano até a presente data, ao todo 21 suspeitas já foram descartadas.