Integrantes de diversos movimentos sociais do campo ocupam o prédio do Ministério das Cidades nesta terça, dia 20. A ocupação começou por volta das 6h e os manifestantes prometem permanecer no local até serem recebidos pelo governo.
Na pauta de reivindicações está a retomada das ações do programa Minha Casa Minha Vida – Rural. O déficit de habitações no campo brasileiro, segundo o movimento, passa de 35 mil unidades. Os manifestantes também exigem a ampliação dos repasses para reforma e ampliação da habitação rural.
– São mais de seis movimentos do campo, numa luta unitária reivindicando aquilo que nos é de direito –, disse o integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Alexandre Conceição.
– Só sairemos daqui com um resultado concreto –, afirma.
A estimativa de Conceição é de que cerca de 1.500 pessoas participam da ocupação, liderada por movimentos como o próprio MST, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e o Movimento Camponês Popular.
A Polícia Militar do Distrito Federal não divulgou um número aproximado de ocupantes, uma vez que grande parte deles permanece nas instalações internas do ministério.