A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) começou a oferecer, para consulta pública, um banco de dados ligados à rastreabilidade das raças de bovinos no país.
Em nota, a entidade afirma que já estão online os dados das raças angus e hereford, que podem ser livremente consultados em uma página criada no site da própria CNA.
Com a iniciativa, cidadãos agora podem verificar as associações de criadores responsáveis por comprovar a origem das raças, telefones, requisitos utilizados na classificação dos animais e a lista dos frigoríficos participantes do projeto, dentre outras informações.
A CNA afirma que o serviço dá “início a uma nova era de transparência, informação e segurança aos consumidores de cortes de alta qualidade no país”. A entidade também afirma que o projeto só foi possibilitado após a implementação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), mecanismo desenvolvido para formar uma base unificada de dados sobre o rebanho bovino brasileiro.
Os dados presentes nos protocolos são repassados em caráter voluntário por associações de pecuaristas, que comprovam a origem das raças, e frigoríficos parceiros da CNA.