Fórum projeta renda menor que na safra passada

Encontro em Sorriso (MT) reuniu especialistas e produtores, para discutir o atraso do plantio no Centro-Oeste e os preços da soja para os próximos meses

O terceiro Fórum Soja Brasil da safra 2015/2016 tratou de dois assuntos de extremo interesse do agricultor: mercado e clima para os próximos meses. O debate trouxe boas perspectivas com relação ao clima. Já sobre o mercado, a insegurança econômica e cambial deve persistir, o que pode garantir bons preços em função do dólar em momento de baixa na Bolsa de Chicago, mas já impacta nos custos de produção.

No painel que tratou do assunto, o consultor Flávio França Jr. afirmou que a renda do produtor com a soja ainda será positiva, mas menor que o lucro da safra passada. Como fatores positivos para esta safra, o especialista citou a demanda firme pela oleaginosa, o bom número de vendas antecipadas (43%) e os prêmios com bons pagamentos. Porém, as altas nos custos em até 25%, as cotações em Chicago descendo para US$ 8,00/bushel e a economia chinesa merecem a atenção do produtor.

“Nós já tivemos bons momentos de venda nesta safra e não tenho dúvida que teremos outros. O produtor brasileiro, no geral, vai fechar com uma renda positiva, mas abaixo do que conseguiu na última safra. O que não pode é esperar para começar a travar os preços, já passou da hora para quem ainda não vendeu nada”, alerta o consultor.

O meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, destacou que as chuvas devem retornar ao Centro-Oeste no final do mês e, por consequência, teremos precipitações mais regulares. “A partir da próxima semana a chuva começa a aparecer em forma de pancadas. Em Mato Grosso, a expectativa é de períodos chuvosos no verão, mas abaixo da safra passada”, destaca.

Evento

A programação do Fórum Soja Brasil em Sorriso (MT) começou desde cedo. Os produtores tiveram a oportunidade de participar de oficinas técnicas sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e aplicação de defensivos, ministradas pelo Senar-MT e Embrapa.

O público também acompanhou uma apresentação sobre biotecnologia, oferecida pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), que contou com a participação especial do humorista Jair Kolbe, conhecido pelo personagem Guri de Uruguaiana.

Na abertura do debate principal, o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Almir Dalpasquale, parabenizou os sojicultores de Mato Grosso pela eleição da Aprosoja-MT, que definiu o produtor Endrigo Dalcin como presidente da associação para o próximo biênio (2016-2017). “Estamos bastante felizes pelas eleições, pela disputa democrática que ocorreu e pelo interesse dos produtores. Contamos com a atuação do Endrigo para as nossas pautas em Brasília”, comenta.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz, destacou a participação em massa dos produtores, mais de 400 agricultores acompanharam o evento. O prefeito do município, Dilceu Rossato, desejou uma boa safra e diz estar otimista com uma boa colheita na região.

Agora o Projeto Soja Brasil se prepara para percorrer o Mato Grosso na Caravana Soja Brasil, que começa na próxima segunda, dia 23. O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Sistema Famato/Senar), Nelson Piccoli, está otimista com a segunda edição da caravana. “Desta vez, vamos capacitar os produtores com dois temas: o Manejo Integrado de Pragas e aplicação de defensivos, temas que se completam. Nesta viagem vamos andar por mais de 20 municípios produtores, levando informações e solucionando dúvidas”, projeta.