A Emater-RS informou que o tempo favoreceu o avanço do plantio da safra de verão no Rio Grande do Sul na última semana. De acordo com a entidade, no caso do milho a área semeada alcançou 90% do previsto, sendo que 48% estão em desenvolvimento vegetativo, 25% em floração e 17% em fase de enchimento de grão.
“No momento é realizado o monitoramento de pragas e doenças e, em poucos casos, ocorre aplicação de fungicida de maneira preventiva”, diz a Emater-RS.
No que se refere à soja, o plantio também segue em ritmo acelerado, e a área plantada atingiu 58%. Ainda assim, o número é menor do que a média de 65% verificada para o período nos últimos cinco anos.
Segundo os técnicos da Emater-RS, até o momento o desenvolvimento das lavouras é considerado bom, com exceção das áreas semeadas nos dias que antecederam as fortes chuvas da segunda semana de novembro. Nestas lavouras os produtores estão monitorando a área para decidir sobre a necessidade de replantio.
A entidade também informou que a área plantada com arroz chegou a 74% do total projetado. Apesar do avanço de 11 pontos em relação ao período passado, o plantio segue em defasagem se comparado aos anos anteriores. Além disso, devido à pouca insolação e às temperaturas em níveis não adequados durante este início de safra, as plantas se desenvolvem de maneira lenta e desuniforme, conferindo às lavouras uma evolução aquém do desejado.
Trigo
A colheita de trigo no Rio Grande do Sul atingiu 95% da área plantada, mas o quadro de pessimismo não mudou. Conforme a Emater-RS, as produtividades obtidas recentemente não modificaram o quadro de quebra de safra que vinha sendo delineado. Assim como ocorreu no ano passado, a qualidade também ficou abaixo do aceitável para a valorização do produto.