A Polícia Federal (PF) deflagou nesta terça-feira, dia 1º, a operação Golden Boy, contra fraudes em contratos de financiamentos agrícolas realizados em uma agência do Banco do Brasil no interior de São Paulo. Estima-se que tenham sido movimentados mais de R$ 35 milhões em ações irregulares.
A PF não informou a localidade da agência, mas confirmou que está cumprindo cinco mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão na região de Franca (SP) e Guará (SP).
Segundo a PF, a fraude consistia no uso do nome de terceiros para abrir contas e, com base em laudos técnicos e cartas de anuência falsas, na liberação de recursos a título de financiamentos agrícolas e empréstimos.
Para dificultar o rastreamento do dinheiro, os investigados usavam um procedimento de saque e depósito, sem transferência direta entre contas.
Entre os fraudadores, estão gerentes, um engenheiro ambiental e aliciadores de “laranjas”. Eles responderão por participação de organização criminosa, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, estelionato e lavagem de dinheiro.