As gigantes do agronegócio Louis Dreyfus e Cargill venceram junto com a produtora de celulose Fibria os leilões de áreas portuárias em Santos que disputaram nesta quarta, dia 9, no segundo certame de infraestrutura logística organizado pelo governo federal deste ano. No total, o leilão arrecadou cerca de R$ 430,5 milhões. A disputa ocorreu depois do leilão da ponte Rio-Niterói, em março deste ano, que foi baseado em deságio de tarifa de pedágio e vencido pelo grupo Ecorodovias.
Louis Dreyfus e Cargill ganharam em consórcio direito a explorar a área STS04, conhecida como “Ponta da Praia”, no porto.
O consórcio, controlado em 60% pela Louis Dreyfus, ofereceu valor de outorga de R$ 303,07 milhões, superando lance de R$ 5 milhões feito pela brasileira Agrovia SA. A área é destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos, com obrigação de movimentação mínima anual de 3,9 milhões de toneladas no terceiro ano de concessão e de 4,1 milhões a partir do quinto ano.
Já a Fibria venceu em fase de leilão viva voz a rival Eldorado Celulose na disputa pela área STS07, conhecida como “Macuco”, para movimentação e armazenagem de papel, celulose e carga geral.
A Fibria, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, ofereceu valor de outorga de cerca de R$ 115 milhões pouco acima dos R$ 110 milhões constantes na abertura do envelope com o lance inicial da companhia. A Eldorado tinha ofertado inicialmente R$ 95 milhões de reais.
Também parte do leilão, a brasileira Marimex foi a única proponente no leilão da área STS36, conhecida como “Paquetá”, também para movimentação de papel, celulose e carga geral, vencendo a licitação com lance de R$ 12,5 milhões.
O leilão é o primeiro para arrendamento de áreas para terminais portuários do país. As áreas integram a primeira fase do Bloco 1 do Programa de Arrendamentos de Áreas Portuárias do governo federal. O bloco 1 conta com 29 áreas, de um total de 93.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) prevê que todo o Bloco 1 deve ser licitado até o fim de 2016, com 20 áreas no Pará e nove em Santos.
Originalmente, o certame desta quarta deveria incluir também área no Porto de Vila do Conde, no Pará, mas ela foi suspensa por falta de interessados. O terminal de grãos em Vila do Conde será inserido na segunda fase do Bloco 1, prevista para o início do próximo ano, em conjunto com outras áreas localizadas nos portos do Pará, segundo a Antaq.
Recursos federais
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que o leilão de áreas portuárias vai viabilizar para o governo R$ 1,4 bilhão e outros cerca de R$ 600 milhões em investimentos.
Para o ministro, que participou do evento, o leilão foi um “sucesso” e mostra que há oportunidades de investimentos no país.