Google homenageia seringueiro e ambientalista Chico Mendes

Site de buscas coloca desenho em sua página inicial fazendo referência ao ativista de Xapuri, no Acre

O site de buscas Google homenageia nesta terça-feira, dia 15, o seringueiro e ambientalista brasileiro Chico Mendes recebe nesta terça-feira, dia 15, uma homenagem do Google. O site de buscas colocou em sua página inicial um desenho (“doodle”) fazendo referência ao ativista em meio a um seringal.

Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, nasceu em Xapuri (AC) e completaria 71 anos nesta terça. Analfabeto até quase atingir a maioridade, ele se tornou líder de seringueiros e de movimento em defesa da Amazônia e da reforma agrária.

As denúncias de Mendes sobre a devastação ambiental e perseguições aos seringueiros, além de suas ações pela preservação do ambiente e da cultura dos povos da floresta, fizeram com que ele ganhasse notoriedade internacional. 

Sua atuação acabou lhe rendendo diversas ameaças de morte. Chico Mendes foi assassinado em Xapuri em 22 de dezembro de 1988 pelo fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho Darcy Alves Ferreira.

Doodle

O Google faz periodicamente homenagens em seus “doodles”, termo em inglês que significa desenho ou esboço, mudando o visual de seu logotipo para homenagear figuras históricas, artistas e datas. A empresa já fez cerca de mil desses desenhos e animações, fazendo menção a Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, mudança de estações do ano, eleições e aniversários.