A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Piauí (Aprosoja/PI) protocolou nesta segunda, dia 28, com um ofício pedindo ao Ministério da Agricultura (Mapa) a prorrogação extraordinária da janela de plantio no estado até o dia 31 de janeiro de 2016. O motivo é a seca, que está inviabilizando o padrão normal de semeadura da safra de verão da soja no estado.
Para Rafael Maschio, diretor-executivo da Aprosoja/PI, este é um dos piores anos para o plantio. “Está muito complicado, nossa expectativa é que o Mapa se posicione imediatamente”.
A seca atinge todo o estado, à exceção de algumas fazendas que receberam pancadas isoladas de chuva e puderam avançar com as sementes na terra. Apenas 35% da área estimada para o estado está semeada, o equivalente a 800 mil hectares. No entanto, Machio afirma que algumas fazendas só conseguiram plantar entre 5% e 10% da área projetada.
“No mês de outubro, dos 100 milímetros esperados, choveu apenas entre 30 e 40 mm, ou seja, 30% a 40% da média”, conta o diretor.
Segundo ele, em novembro, dos 150 mm esperados, vieram apenas 50 mm, 33% abaixo do volume de chuva aguardado.