Os preços do trigo seguem firmes no mercado brasileiro, apesar da baixa liquidez, como mostra o estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Neste período de entressafra e de proximidade de planejamento da nova temporada, é comum que os preços se sustentem.
Segundo o Cepea, a colheita da safra de verão faz com que produtores que ainda dispõem de estoques de trigo posterguem as vendas. Com a baixa disponibilidade interna de trigo de qualidade, moinhos devem intensificar as importações do cereal nos próximos meses.
De acordo com estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a moagem industrial deve ser de 10 milhões de toneladas e a produção interna, de 5,535 milhões de toneladas (1,53 milhão de toneladas de trigo foram perdidas nesta temporada, segundo a Companhia). Com isso, as importações devem somar 5,75 milhões de toneladas e as exportações, 900 mil toneladas. Assim, o estoque de passagem é estimado em 1,192 milhão de toneladas no final de julho de 2016.