Centenas de mulheres do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) invadiram na manhã desta terça, dia 8, o pátio da sede da empresa Yara Fertilizantes, em Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul. Algumas integrantes picharam a fachada do prédio.
Segundo o movimento, as mulheres também pretendem trancar vias da Freeway, no sentido Canoas-Porto Alegre. A Polícia Rodoviária Estadual acompanha o protesto.
A empresa Yara informou, em nota, que respeita o direito à livre manifestação, mas repudia veementemente o uso de qualquer forma de violência. “Para nós, a segurança vem em primeiro lugar, portanto, estamos atuando neste momento para manter a integridade física de nossos colaboradores e dos motoristas que carregam e descarregam na unidade”, diz o comunicado.
Jornada Nacional de Luta
A ocupação da Yara Fertilizantes faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas. Também há protestos ocorrendo nos estados de Alagoas , Bahia e Minas Gerais, onde um grupo de mulheres invadiu a mineradora Samarco, nos arredores da Barragem de Germano (Fundão).