Saiba por que os ovos de Páscoa estão até 10% mais caros neste ano

Com o cacau, principal ingrediente do chocolate, custando mais, indústrias apostam em ovos menores e mais baratos para não espantar o consumidor 

Fonte: Pixabay/divulgação

A alta dos preços do cacau, principal ingrediente do chocolate, vai deixar a Páscoa do brasileiro menos doce. Com menor oferta internacional de cacau, os valores da commodity dispararam, encarecendo os ovos de chocolate no mercado nacional em até 10%.

Nos últimos quatro anos, o preço do cacau subiu ao menos 50%, por causa da queda no volume disponibilizado pela África Ocidental, responsável por 70% da produção mundial. Nesse cenário, o cacau teve valorização de 14% no ano passado na Bolsa de Londres.

De acordo com o analista de mercado da FCStone Fábio Rezende, o fenômeno climático El Niño prejudicou a safra africana, provocando um déficit mundial que pode beirar 100 mil toneladas neste ano. Os preços internacionais e o dólar acabam afetando os preços também no Brasil.

Apesar de as últimas safras de cacau terem sido boas por aqui, 20% do cacau usado pela indústria nacional ainda é importado. “E o preço deve continuar subindo (no mercado internacional), embora não tão rapidamente”, acredita Rezende, da FCSTone.

Para compensar a alta dos custos e não espantar o consumidor, a saída encontrada por muitas indústrias de chocolate foi aumentar a produção de ovos de Páscoa menores. A fabricante Genebra, de São Paulo, por exemplo, vai produzir neste ano oito mil ovos de 200 gramas a mais que em 2015.

“Por uma questão de custo, a gente resolveu acreditar em ovos com gramagem (peso) um pouco menor, mas o volume geral da fábrica deve ser mantido”, afirma o proprietário da Genebra, Joaquim Cabral, que também cita a elevação da tarifa de energia como responsável pelo aumento das despesas.

Mesmo com a expectativa de vender menos nesta Páscoa, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Getúlio Ursulino Netto, acredita que o lançamento de 140 novos produtos este ano pode reduzir a queda de vendas nas próximas semanas. Afinal, mesmo em crise, o Brasil continua sendo um dos principais mercados consumidores de chocolate do mundo.

Ursulino não acredita que o brasileiro vai deixar de adquirir ovos de Páscoa. “Mas tem uns que vão ajustar o tamanho do ovo ao tamanho do bolso, e nós estamos preparados para isso”, diz.